Antes de conhecer o Ramp up dentro do COGTIVE, é importante entendermos o contexto por trás desse indicador.
Setup de Máquina: Em indústrias, setup é todo processo necessário realizado entre lotes de produção, desde o último produto bom do lote anterior até o primeiro produto bom do lote posterior. A redução do tempo de setup é um dos focos principais de projetos de ganho de produtividade e é geralmente alcançada através de técnicas como SMED (Single Minute Exchange of Die).
Ramp Up Pós-Setup: Uma vez que a máquina é configurada para produzir um novo item, pode haver um período de "ramp up" durante o qual a produção ainda não atingiu sua velocidade e qualidade ideais. Durante esse período, a máquina ou a linha de produção pode funcionar com uma velocidade reduzida, e pode haver um maior risco de defeitos ou rejeições.
Indicador de Desempenho: O "ramp up de setup" pode ser usado como um indicador de desempenho (KPI - Key Performance Indicator) para medir a eficiência com que uma linha de produção retorna ao desempenho ótimo após um setup. Um "ramp up" bom indica um retorno mais rápido à produção eficiente, enquanto um "ramp up" ruim pode indicar problemas com o processo de setup ou com a estabilidade do processo de produção.
Para extrair os dados de ramp up dentro do COGTIVE, acesse a tela de relatórios.
Na sequência, escolha a opção "Setup", e o sistema irá exibir a seguinte tela:
Preencha os campos com os parâmetros de acordo com quais dados você gostaria de extrair e ative a opção "INFORMAÇÕES DE RAMP UP"
Para gerar um relatório com ramp up, você precisa parametrizar o critério para fracionamento do próximo lote após os setups.
Dessa forma, você conseguirá visualizar os indicadores da primeira e segunda metades do lote.
Ao escolher duração, a primeira metade irá considerar o valor informado, e a segunda metade irá considerar o restante.
Exemplo: Duração total do lote foi de 10h, se eu parametrizar 1h no campo, minha primeira metade irá considerar a 1h de produção e a segunda metade irá considerar as outras 9h de produção desse lote.
Ao escolher porcentagem, a primeira metade irá considerar a duração correspondente à porcentagem definida, e a segunda metade irá considerar o restante.
Exemplo: Duração total do lote foi de 10h, se eu parametrizar 50% no campo, minha primeira metade irá considerar as 5h de produção e a segunda metade irá considerar as outras 5h de produção desse lote.
Ao clicar em gerar, o relatório ficará disponível para download e ao abrir o arquivo, as informações comuns de setup serão exibidas, com o ramp up mais a direita do arquivo.
Suas informações incluem (FR1 = Primeira metade do lote / FR2 = Segunda metade do lote):
Hora Inicial = Indica quando aquela metade do lote iniciou. Exemplo: 30/10/2023 17:52:47
Hora Final = Indica quando aquela metade do lote finalizou. Exemplo: 31/10/2023 01:42:05
Duração Total = É a soma da duração de todas as paradas e eventos de produção que ocorreram durante a metade do lote. Exemplo: 07:49:18
Duração Parada = É a soma da duração de todas as paradas que ocorreram durante a metade do lote. Exemplo: 06:19:36
Duração Produção = É a soma da duração de todos os eventos de produção que ocorreram durante a metade do lote. Exemplo: 01:29:42
Disponibilidade e Performance % = É o resultado desse indicador considerando o período de avaliação sendo a hora inicial e final, da metade sendo avaliada. Exemplo: Performance 78,2% e Disponibilidade 80,6%
Principal Parada = É avaliado o pareto de paradas considerando o período de avaliação sendo a hora inicial e final, da metade sendo avaliada, para identificar qual foi a parada com maior impacto na disponibilidade. Exemplo: REFEIÇÃO.
Um setup terá informações de ramp up somente se o lote posterior ao setup tiver sido finalizado.