Ao clicar em CADASTROS, no menu inicial, clique em ROTAS
Essa funcionalidade tem como objetivo definir quais etapas e equipamentos o produto terá que passar durante seu processo de produção, neste caso, criar uma rota para o produto. Para cadastrar uma rota é necessário que a Unidade Industrial, equipamento, produto, etapa e área estejam cadastradas no sistema.
Essa funcionalidade permite visualizar, editar, cadastrar e excluir rotas.
Para inserir uma nova rota clique no botão cadastrar, localizado no canto superior direito da tela, selecione o nome do produto cadastrado e a primeira etapa da rota.
Após selecionar a etapa, o sistema exibe a tela de configuração daquela etapa na rota.
Para inserir o equipamento na rota, arraste a barra em cor verde com o nome do equipamento até abaixo da linha "Equipamentos Cadastrados" ou clique com o botão direito e em seguida selecione a opção "Inserir equipamento na rota".
Ao inserir um equipamento na etapa, ele poderá ser classificado como principal ou alternativo, clicando no botão "Principal" ou "Alternativo".
Quando um equipamento pertence a mais de uma etapa é chamado equipamento integrado. Para definir que um equipamento é integrado a outra etapa da rota do produto, clique no ícone e selecione as etapas ao qual o equipamento é integrado.
Um produto pode ser produzido em etapas diferentes com equipamentos diferentes ao mesmo tempo. Esse cenário é chamado de simultaneidade horizontal e para uma etapa que possua essa característica, marque a opção .
Um produto também pode ser produzido na mesma etapa com equipamentos diferentes ao mesmo tempo. Esse caso é chamado de simultaneidade vertical e para uma etapa que possua essa característica, marque a opção .
O campo WT ( Wait Time - Tempo de Espera) é quantidade de horas padrão de espera do produto neste equipamento. Esse campo pode ser personalizado ou pode ser automaticamente preenchido com o tempo padrão (inserido no cadastro de equipamento). Para alternar basta clicar em “Padrão ou Personalizado”.
O campo TC (Tempo de Ciclo) é quantidade de horas estimada de produção no equipamento.
O campo QT (Quantidade Padrão) é quantidade padrão produzida do produto no equipamento e como trata-se de quantidade, o campo só será habilitado para edição em equipamentos do tipo não batch.
O campo OEE deve ser preenchido com a porcentagem efetiva do OEE do equipamento.
Para adicionar outras etapas na rota clique no ícone (+) que é exibido na lateral direita da etapa já selecionada, execute os mesmos passos anteriores e clique em “Salvar”.
Após configurar uma rota, é necessário configurar as datas de vigência de uma rota, para isso selecione a opção de alterar rota e depois, em alterar vigência na aba no canto superior esquerdo.
No modal para alteração de vigência é possível cadastrar novas vigências apenas clicando no ícone de adicionar no canto superior direito da lista de vigências e preencher os campos de acordo com seu desejo.
Por padrão, quando clicar em adicionar vigência, o sistema coloca o horário/data atual que está cadastrando sua rota, mas esse campo pode ser alterado. Para que uma vigência seja considerada no sistema ela deverá estar marcada como ativa.
Restrições: Cada etapa inserida na rota deve ter pelo menos um equipamento, não podendo existir uma etapa sem equipamento, a menos que no cadastro de etapa seja configurada como “Etapa sem equipamento”.
Cada etapa deve possuir somente um equipamento principal, em nenhuma ocasião deve possuir mais de um.
Não é possível integrar um equipamento com a etapa em que o equipamento está, somente com outras etapas.
TC, QT e OEE são campos de preenchimento obrigatório, caso não sejam preenchidos o sistema não permitirá salvar a rota.
Data/hora início da vigência são campos de preenchimento obrigatório quando é criado uma rota.
Cada produto deve possuir somente uma rota vigente de cada vez.