Apontamentos são registros que correspondem à ações específicas realizadas em um equipamento dentro de um período e eles podem ser inseridos no sistema através dos dispositivos de coleta ou do próprio site.
São a parte mais importante do sistema, pois eles que alimentam todos os cálculos dos indicadores e por isso, compõe a estrutura principal das informações exibidas nas funcionalidades macro como o Flow View e OEE.
Nesse artigo serão abordados os cadastros essenciais necessários para inserir apontamentos no sistema, servindo como sumário para acesso aos demais artigos da base de conhecimento.
Cadastros essenciais de acordo com ordem de execução
Área produtiva: Onde será feito o cadastro dos diferentes setores da fábrica, baseado no tipo de produto feito neles. Ex: Sólidos, Semissólidos e Spray;
Turnos: Cadastro referente aos turnos de funcionamento da fábrica, sendo possível definir o dia da semana e hora início/fim para cada um;
Equipamentos: É aqui que as máquinas que fazem parte do fluxo da fábrica serão cadastradas, levando em consideração as áreas onde atuam;
Etapas: Onde é feito o cadastro das fases do fluxo de cada área produtiva dentro da fábrica. Ex: A área de sólidos tem as etapas de Granulação, Mistura, Compressão, Revestimento e Embalagem;
Unidade Industrial: É nesse cadastro que serão definidos quais etapas e equipamentos fazem parte de cada área produtiva. Sendo assim, a unidade industrial estrutura os setores da fábrica dentro do sistema. Ex: Os equipamentos Misturadora 2 e Misturadora 5 faz parte da etapa de Mistura da Unidade industrial de Sólidos;
Produtos: Cadastro referente aos produtos fabricados em cada área produtiva;
Rotas: Onde é definido por quais etapas e equipamentos de uma unidade industrial que um determinado produto vai passar no seu processo, ou seja, a rota é um reflexo do fluxo de fabricação real;
Ordens: É onde são registradas as ordens de produção para cada produto;
Vínculo de ordens: Caso um produto seja dependente da finalização de um outro para que ele possa iniciar a produção, é aqui que será realizado o vínculo de produto acabado/semiacabado entre eles.
Eventos: São todos os tipos de ações ou situações que podem ocorrer em um equipamento. Ex: Produção, Manutenção preventiva, Almoço e Sem programação;
Campos personalizados: Cadastro referente à campos adicionais exibidos ao apontar, com o intuito de registar informações extras. Ex: Motivo da manutenção, Motivo da ausência e motivo do reprocesso.