Apontamentos são registros que correspondem à ações específicas realizadas em um equipamento dentro de um período e eles podem ser inseridos no sistema através dos dispositivos de coleta ou do próprio site.
São a parte mais importante do sistema, pois eles que alimentam todos os cálculos dos indicadores e por isso, compõe a estrutura principal das informações exibidas nas funcionalidades macro como o Flow View e OEE.
Vamos abordar como inserir apontamentos no sistema, servindo como sumário para acesso aos demais artigos da base de conhecimento.
É importante que os cadastros essenciais necessários para inserir apontamentos no sistema tenham sido feitos com antecedência, pois para alguns campos o sistema só exibirá informações previamente cadastradas.
1. Inserção pelo site:
Para inserir apontamentos pelo site, o sistema irá solicitar algumas informações como equipamento, evento, data/hora início e fim e também o preenchimento dos campos personalizados. Para eventos de fluxo, ele também exibirá o campo para inserir a ordem e se o equipamento não for de batelada, os campos de quantidade produzida e rejeitada. Se o evento for instantâneo, a data/hora fim não será solicitada.
2. Inserção pelo aplicativo semiautomático:
Tendo em mãos um dispositivo de coleta com o aplicativo instalado, é possível apontar de forma manual quais os eventos que ocorreram no equipamento e também realizar o preenchimento dos campos personalizados. A duração dos eventos é contabilizada de forma automática mas se o evento for de fluxo e o equipamento não for de batelada, será necessário informar a quantidade produzida e rejeitada manualmente.
3. Inserção pelo aplicativo automático:
Diferente do modo semiautomático, esse modo só pode ser utilizado em equipamentos que não são de batelada sendo obrigatório o uso de um IoT para realizar a contabilização das quantidades produzidas ou rejeitadas. Sendo que qualquer interrupção na produção será considerada como parada e precisará ser classificada.
4. Manutenção de apontamentos:
Através do site, o sistema permite a edição de informações e também exclusão de apontamentos sendo assim possível corrigir erros no registro dos mesmos.
5. Status:
É um serviço de validação dos apontamentos como intuito de indicar se há algum erro nas informações registradas, tendo como referências informações cadastrais.