Os indicadores são a principal forma de avaliar o desempenho de um equipamento no sistema.
Através do OEE é possível avaliar a efetividade global de um equipamento ou grupo deles, levando em consideração a disponibilidade, performance e qualidade.
Através da performance de setup e indicadores de manutenção, é possível avaliar os seus tempos e efetividade de execução em determinado equipamento.
É de extrema importância que antes de realizar os cadastros relacionados aos indicadores, os cadastros essenciais para iniciar a apontar tenham sido finalizados. Além disso, também é necessário que esteja sendo feita a inserção de apontamentos.
Nesse artigo serão abordados os cadastros necessários para começar a utilizar os indicadores, servindo como sumário para acesso aos demais artigos da base de conhecimento.
1. Cadastros de acordo com ordem de execução
a. Metas de manutenção e padrões de setup e OEE: Através do cadastro de um equipamento é possível definir esses valores que visualizados junto dos indicadores, servindo como base de comparação com o valor real;
b. Agrupador de equipamentos: Através dessa funcionalidade é possível unir vários equipamentos em um mesmo grupo para utilizar no momento de gerar indicadores ou relatórios, trazendo suas informações em conjunto. Também é possível definir as metas de manutenção e padrões de OEE para o grupo através desse cadastro;
c. Manutenção: Nessa página são definidos quais os eventos serão considerados para cada cálculo de manutenção;
d. Agrupador de manutenção: Essa funcionalidade permite definir regras para agrupar ou desagrupar eventos de manutenção;
e. Opções de cálculo: É através dessa página que são definidos quais eventos serão considerados para cada tipo de cálculo de OEE.