Caso seja identificado divergências na conexão do IoT com a Internet, segue alguns pontos importantes a serem verificados:
Por motivo de segurança dos dados, garantir que todos os registros dos apontamentos tenham sido sincronizados antes de prosseguir.
1_ Se é possível acessar a página de configuração do IoT pelo navegador do tablet:
Insira no campo de pesquisa do navegador de internet do tablet, o número de IP definido na aba "IoT" da página de cadastro do equipamento referente ao dispositivo, e então confirme a pesquisa.
Se aparecer uma tela para realizar o login, utilizar as credenciais de acesso definidas na mesma página que consta o IP do IoT.
Se o login der certo, pular para a etapa 4, 5 e 6. Se não, prosseguir para a etapa abaixo.
2_ Se o IoT e tablet estão conectados na mesma rede de internet, ou redes diferentes que se intercomunicam, e também se seu(s) status é estável:
a. Conferir se o local em que o IoT e tablet estão localizados está recebendo sinal estável de internet;
b. Se eles estão na mesma rede, ou em redes diferentes que se intercomunicam;
c. Se o IoT está emitindo sinal, através da parte frontal dele.
3_ Se foi reservado um IP no servidor DHCP da rede:
Conferir se a TI interna reservou um endereço de IP para o IoT .
Se ela não tiver reservado, provavelmente o IP mudou. nesse caso será necessário Redefinir o IP.
4_ Reiniciar aplicativo e IoT:
Para o aplicativo COGTIVE, será necessário deslogar, fechar, e depois abrir o ele novamente.
Para o IoT, será necessário desligar a fonte de energia dele e depois ligar ela novamente. Além disso, é importante garantir que as duas chaves do segundo quadrante da parte traseira do IoT estão para cima.
5_ Limpar dados:
Para isso, será necessário acessar a página do aplicativo, no menu de configurações do tablet, e limpar tanto os dados quanto o cache.
6_ Se o IoT está associado com o equipamento correto:
Realizar a verificação de acordo com o artigo Associar um IoT a um equipamento.
É importante que o usuário ou senha do IoT sejam os mesmos que são utilizados para acessar a página web de configuração do IoT e que as credenciais de acesso não tenham sido alterados do cadastro no COGTIVE.
Se tiverem sido alteradas, será necessário ajustar o usuário e senha e então reinstalar o aplicativo para efetivar a alteração.
7_ Se a configuração do IoT está de acordo com o padrão estabelecido:
Realizar a verificação de acordo com o artigo Configuração do IoT.
É importante que na aba Network App do menu Configuration, o campo Web Server Port esteja com o valor default (80).
8_ Se a instalação do IoT está de acordo com o padrão estabelecido:
Realizar a verificação de acordo com o artigo Instalação do IoT.
9_ Se o tablet está se mantendo em somente uma rede:
Para verificar isso, leia o terceiro tópico do artigo de Configurações iniciais do tablet.
10_ Se possui VPN ou Restrições Internas:
Verificar com a TI se existe alguma Restrição Interna que pode estar conflitando com a comunicação do IoT com a Internet.
11_ Confirmar se a senha de acesso ao IoT que consta no cadastro do equipamento está correta:
Pode acontecer de em algum momento ter sido feita alteração da senha de acesso do IoT, que consta na página de cadastro de equipamento, na aba IoT.
Para validar, é necessário apagar a senha que consta no campo e inseri-la novamente.
Importante colocar a senha que é utilizada para acessar a página de configuração do IoT.
12_ Se o problema está no tablet:
Por critério de teste, é importante validar se é possível estabelecer a conexão com o IoT em outro dispositivo tablet, fora o normalmente utilizado.
É importante desinstalar o aplicativo e então o instalar novamente antes de ser estabelecida conexão em um equipamento que utiliza IoT.
13_ Desinstalar o aplicativo:
Por critério de teste, é valido desinstalar o aplicativo e então o instalar novamente.