No momento da instalação de um IoT, a TI reserva um IP no servidor DHCP da rede onde o IoT estará conectado por meio do MAC ADDRESS dele.
Mas pode ser que por algum motivo, quando esse MAC ADDRESS bate na rede interna, automaticamente muda o IP. Isso pode acontecer caso o IP não tenha sido reservado ou porque alguma política interna da rede foi alterada.
Como verificarmos qual o IP está chegando para o IoT atualmente?
1_ É necessário posicionar para baixo a chave destacada na imagem (primeira chave do segundo quadro, localizado na parte trás do equipamento). Vale ressaltar que após realizar as configurações, a chave deverá ser posicionada para cima.
2_ No tablet, estabeleça conexão na rede Wi-Fi que será disponibilizada com nome WISE–4050 e então insira no campo de pesquisa do navegador de internet do tablet, o número de IP: 192.168.1.1 e confirme a pesquisa.
3_ Caso apareça uma tela para colocar o login e a senha, significa que o passo anterior deu certo. Dessa forma acesse o portal de configurações do IoT com as credenciais informados no IoT. Caso não tenha dado certo, repetir passo anterior.
4_ No menu lateral esquerdo da página de configuração do IoT, acesse a opção CONFIGURATION.
Na aba WIRELESS verifique os itens abaixo. Verificar se as credenciais de acesso à rede de internet estão corretas:
Verificar qual é o novo IP que está chegando para o IoT:
5_ Se o IP sendo exibido nessa página for diferente do que está cadastrado no COGTIVE, significa que a rede mudou o IP do IoT.
Nesse caso, o próximo passo é entrar na aba IoT na configuração do equipamento e colocar no campo IP, o novo IP do IoT.
OBS: Os IoTs devem estar conectados na mesma rede WiFi em que os Tablets irão operar. Caso eles não fiquem conectados na mesma rede, é necessário que a configuração da infraestrutura permita haver intercomunicação entre as redes WiFi.
A conexão do IoT é autenticada por meio de WPA/WPA2, WAP2 Enterprise ou rede aberta.
6_ Após finalizar as configurações, é necessário voltar a chave destacada na imagem para cima (primeira chave do segundo quadro, localizado na parte trás do equipamento) e reiniciar o IoT (desligando e ligando a parte elétrica).