A. Instalação de IoT
Atualmente utilizamos o manual do dispositivo Novus Digirail como referência para instalação de IoT.
Clique no link abaixo para acessar o documento.
https://www.novusautomation.com/downloads/?ID=292077
B. Instalação do software de desktop NXperience
Quando for necessário configurar um IoT, é obrigatório ter o software Novus instalado em seu computador.
Clique no link abaixo para baixar e instalar o software.
https://www.novusautomation.com/downloads/?ID=547311
C. Acesso NXperience
Para a primeira etapa da configuração, é necessário ter em mãos um cabo micro USB.
Conecte o cabo ao IoT e ao computador que possui o software NXperience instalado.
Abra o software NXperience e verifique se na parte inferior da tela do programa aparecerá que o dispositivo conectado é o "Digirail OEE".
Se aparecer uma mensagem de erro ou se não aparecer nada como um dispositivo conectado, tente com outro cabo, pois alguns cabos não funcionam para este procedimento.
D. Configuração de conexão do IoT
I. Na página inicial, clique no botão “Configurar”.
II. Clique no botão "Leitura do Dispositivo".
III. Escolha a opção “Digirail OEE”.
IV. Estando na primeira categoria do menu lateral esquerdo, preencha os campos conforme instruções abaixo e exemplificado na imagem.
Device Tag: Nome do equipamento
Local: Nome da empresa
Tipo de nuvem: Genérico
GMT: Fuso horário do local da fábrica
Servidor NTP: Ativar
Endereço: time.google.com
Diferença para atualizar: 5 segundos
V. Estando na segunda categoria do menu lateral esquerdo, preencha os campos conforme instruções abaixo e exemplificadas nas imagens.
Wi-fi
SSID do ponto de acesso: nome exato da rede Wi-fi
Senha do ponto de acesso: A senha exata da rede Wi-fi
Obtendo endereço: DHCP
MQTT
Habilitar MQTT: Habilitado
Usuário do Broker: cogtive
Senha do Broker: pG_6AZhFNYWwXqgA
Nuvem: Geral
Porta de serviço: 1883
QoS: 1
Reter Dados (retain): Não
URL ou IP do Broker: IP atribuído ao dispositivo Raspberry
ID do Dispositivo: O nome do equipamento, pode ser o mesmo que foi preenchido no campo “Device Tag”
Segurança: Nenhuma
Tópicos
1° Campo: CGTV/cliente/[ID do Dispositivo]/events
2° Campo: CGTV/cliente/[ID do Dispositivo]/config/ack
3° Campo: CGTV/cliente/[ID do Dispositivo]/command/ack
4° Campo: CGTV/cliente/[ID do Dispositivo]/config
5° Campo: CGTV/cliente/[ID do Dispositivo]/command
E. Configuração de conexão do IoT
I. Estando na terceira categoria do menu lateral esquerdo, preencha os campos conforme instruções abaixo e exemplificadas nas imagens.
Digital 1
Estado: Ativado
Tipo de entrada: Evento
Tipo de sensor: Escolha o tipo de sensor instalado na máquina
Borda de Evento: Dependendo do tipo de sensor, este campo pode variar, mas a opção mais comum é "Subida"
Debounce: habilitar 50 milissegundos
Modo de reinicialização: MQTT / Modbus TCP ativo
Permite ajustar o valor da contagem: MQTT / Modbus TCP ativo
Geral
Redefina os canais digitais periodicamente: Mensalmente no 1º dia às 00:00:00
Adicionar contagem em canais configurados como eventos: Habilitar
II. Estando na quarta categoria do menu lateral esquerdo, preencha os campos conforme instruções abaixo e exemplificadas nas imagens.
Intervalo de registro: 5 segundos
III. Selecione o botão Enviar configuração na quarta categoria do menu do lado esquerdo.
IV. Selecione SIM.
F. Informações gerais da IoT
I. Na página inicial, clique no botão “Diagnóstico”.
II. Escolha a opção “Digirail OEE”.
III. Nesta página, em primeiro momento, você já terá acesso às informações gerais sobre o IoT.
I. Na página Diagnósticos, clique no botão “Entradas” no menu superior.
II. Nesta página você tem acesso a quantidade de produtos que passaram pelo sensor e quando foi o último valor lido
III. Você pode usar esta página para verificar se o sensor está enviando as informações para o IoT.
H. Validação de conectividade de IoT
I. Na página Diagnósticos, clique no botão “conectividade” que aparece no menu superior.
II. Nesta página você tem acesso ao status de conectividade com o Wi-fi, internet e servidor.
III. Você pode usar esta página para verificar se há algum problema de conectividade
Perguntas frequentes
I. Meu sensor não está enviando o sinal para o IoT
Causas Possíveis:
O tipo errado de sensor informado
O cabo do sensor não foi conectado diretamente ao IoT
A tensão não é suficiente
Os cabos foram conectados às portas erradas no IoT
Sensor com defeito
II. Meu IoT não está se conectando ao Wi-fi
Causas Possíveis:
SSID ou senha Wi-fi incorretos
IoT pode não ter permissão para acessar a rede e se comunicar com outros dispositivos
IoT não pôde adquirir um IP
III. Meu IoT não está enviando as informações para o servidor
Causas Possíveis:
A IoT ou o servidor podem não estar na mesma rede
O servidor pode não ter permissão para acessar a rede e se comunicar com outros dispositivos
O servidor não conseguiu adquirir um IP